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Startups - Transformando Ideias em Negócios
Alguns dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup.
No interessante livro The Lean Startup, o autor Eric Ries faz a pergunta-chave: "Quem serão os clientes?". Todo negócio, por mais inovador que seja, só prosperará se atender a uma demanda do mercado, mesmo que essa demanda ainda precise ser estimulada. Considerando esse princípio básico do empreendedorismo, pode-se observar que o primeiro desafio das startups é transformar boas ideias em negócios sustentáveis.
Para aumentar as chances de êxito da empreitada, é importante construir um projeto empresarial, caracterizando o negócio, os produtos e serviços, a clientela, os parceiros; e estabelecer um acordo mínimo quanto ao modelo de funcionamento (remuneração, orçamento, responsabilidades, etc.). O passo seguinte é formular um plano estratégico básico que permita orientar as ações do dia a dia e adaptar-se às mudanças do mercado e do projeto. Num formato simplificado, o plano deve ter uma visão de futuro, uma avaliação estratégica dos ambientes externo e interno e um desafio para o ano vigente, com as respectivas prioridades e metas.
Para fazer acontecer o plano formulado, é imprescindível monitorar sistematicamente as prioridades e metas definidas. Sobretudo no mercado de startups, no qual as mudanças acontecem numa velocidade ímpar, um acompanhamento semanal permite manter o plano atualizado e orientar o desenvolvimento dos produtos que levarão a empresa para o futuro. Afinal, como mencionado no livro The Lean Startup, "o produto é o resultado final da estratégia".
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